sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ANEL RJ prepara JORNADA da UNIDADE no Estado e convida DCE e CA's a construirem conjuntamente as iniciativas unitárias do Seminário de Uberlândia

CERJ – ANEL convida DCE Mário Prata e
CAs da UFRJ a organizar a Jornada da Unidade!
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro foi realizado o Seminário de Uberlândia. Contando com a participação de quase 500 estudantes de todo o Brasil e reunindo aqueles que se organizam na ANEL e na esquerda da UNE, o Seminário foi muito importante para reativar a unidade nas lutas. Seu principal encaminhamento foi a Jornada da Unidade, um calendário de lutas e atividades que todos os estudantes e grupos organizados presentes se comprometeram a levar adiante. O primeiro desafio já foi um sucesso! Organizamos diversos ônibus para estar presentes em Brasília, no dia 21 de outubro, em defesa da liberdade sindical do ANDES-SN. Agora, temos próximos passos importantes a dar: organizar a campanha de Boicote ao ENADE e os dias de Combate às Opressões (dia da consciência negra e contra a violência à mulher).
1 – Organizar a Campanha Nacional de Boicote ao ENADE!
A CERJ – ANEL se reuniu no dia 23 de setembro e dentro dos seus encaminhamentos, aprovou um incentivo a que o DCE Mário Prata – UFRJ organizasse, junto às entidades estudantis do Rio de Janeiro e de todo o país, a Campanha de Boicote ao ENADE. O DCE ficou responsável, nos encaminhamentos do Seminário de Uberlândia, em organizar essa Campanha, junto com os DCEs da UFC e da Unicamp.
Acreditamos que essa campanha tem uma importância muito grande, já que o ENADE se trata de uma Avaliação que não tem nada a ver com as reais demandas da educação pública brasileira. Promove um ranqueamento das instituições, favorecendo as que tiram uma melhor nota. Como conseqüência disso, instaura uma grande competição entre as universidades e uma adaptação do currículo ao conteúdo do ENADE, além de ser um mecanismo fiscalizador se as instituições estão em dia com a aplicação da Reforma Universitária. Nesse sentindo, é muito importante construirmos uma forte Campanha Nacional de Boicote ao ENADE.
Esse ano, a prova será realizada no dia 21 de novembro e contará com a participação de 450 mil estudantes dos cursos de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, serviço social, terapia ocupacional, entre outros. Para organizar nossa intervenção, propomos que o Conselho de CAs da UFRJ e o DCE Mário Prata construam uma Cartilha e um Adesivo e convoquem um Comitê Estadual de Boicote ao ENADE para qualificar nossa formação sobre o tema e organizar nossa intervenção. Além disso, panfletagens nos dias da prova, passagens em sala e debates aonde for possível. Propomos que a data do Comitê seja dia 13/11 e oferecemos a Sede Estadual da ANEL para a realização da reunião.
2 – Novembro da Consciência Negra
A partir da Secretaria de Negros e Mulheres do CASS-UFRJ, a ANEL está impulsionando em todo o Estado o Novembro da Consciência Negra, que terá uma série de atividades, entre debates e oficinas, para debatermos os 100 anos da Revolta da Chibata, o combate ao racismo, e a luta feminista contra a violência a mulher. Esses temas devem ser abraçados pelo Movimento Estudantil com muita força, já que vivemos numa sociedade que tem aumentado cada vez mais os casos de preconceito, inclusive dentro das universidades.
Propomos, portanto, que o DCE Mário Prata e o Conselho de CAs da UFRJ se incorporem na organização desse evento. Estamos confeccionando folder e cartaz de divulgação da programação, que ainda não está fechada, e por isso qualquer estudante ou CA que quiser organizar alguma atividade é só mandar pro e-mail anelrj@hotmail.com que até o final de semana podemos incluir nos materiais! Em breve a programação estará disponível no blog da ANEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário