quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Geografia UFF: começa a construção da "Geo que queremos" / ANEL ao lado das lutas!


Nesta semana, a partir do dia 06/10, começou a gestão 2010-2011 do Diretório Acadêmico do Curso de Geografia da UFF (o DACG-UFF), com a vitória e posse da chapa "A Geo que queremos", eleita com 158 votos em cinco dias de votação. Estudantes que constroem a ANEL fazem parte desta chapa, unitária com os companheiros da Oposição de Esquerda da UNE. Além disso, o próprio DACG-UFF já constrói a ANEL desde 2009, logo após o CNE.


"As lutas da Geografia-UFF"


A chapa chama-se "A Geo que queremos" para expressar as lutas dos estudantes do curso, que são muitas, reflexo da política do governo federal de expansão precária das universidades públicas. A Geo que queremos é um curso de qualidade e democrático, que tenha um currículo atualizado, qualidade no ensino, trabalhos de campo e política de estágios organizados, assistência estudantil, mais bolsas e professores, e muitas outras questões. A organização da chapa que tocará o D.A. agora surgiu da vitoriosa campanha pela gratuidade universal na UFF, que se expressou num Plebiscito onde a comunidade universitária disse SIM à gratuidade e não à privatização.


"Campanha da Geo que temos a Geo que queremos"

Para avançar na construção do D.A. e na organização dos estudantes, numa maior representatividade e para fazer valer a vontade de todos, o D.A. recém-eleito organizará, na semana 18 a 22 de outubro a campanha "Da Geo que temos a Geo que queremos", que percorrerá as salas de aula com cédulas e urna para que os estudantes expressem suas opiniões e vontades em relação a três eixos: o curso e formação profissional, universidade e estrutura, e organização do D.A.. A idéia é que a partir desta campanha o D.A. organize sua gestão entorno a todas as pautas que os estudantes coloquem, afinando-as com a campanha nacional em defesa da qualidade do ensino que construímos junto com a ANEL e Oposição de Esquerda da UNE.
Logo após a campanha, que tem sua primeira fase com as cédulas e urnas, acontecerá um Seminário da Gestão, dia 23/10, sábado, que servirá para debater a educação brasileira e organizar a gestão ao longo de um ano que temos a frente. Pra representar o início combativo da gestão, já estamos organizando uma campanha pela melhoria das águas e bebedouros do Instituto de Geociências, além da campanha pela volta das festas.


"Pela volta das festas, confraternização do D.A."

No dia 07/10, quinta-feira, no dia seguinte a primeira reunião de gestão do D.A., a da posse, "A Geo que queremos" organizou uma confraternização no hall do Instituto de Geociências para marcar o início da gestão e colocar a insatisfação dos estudantes com a proibição das festas no Instituto, que já dura mais de um ano. A nova gestão conseguiu liberar o espaço por uma hora, com a condição de não ter som. Foi pouco para o que queremos, pois o essencial das festas está proibido: não podemos festejar após as 22 horas, não pode ter som, e a venda de bebidas é muito dificultada. Porém, já marcamos a resistência com a confraternização, que teve cerveja a 1 real e juntou muitos estudantes no tempo em que durou. Queremos a volta definitiva das festas!


A ANEL está ao lado de todas estas lutas! Saudações estudantis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário