sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Nas eleições de DCEs, CAs e grêmios, votar nas chapas da ANEL é fortalecer o movimento estudantil livre!

O ano já está perto do fim, mas pra ANEL no Rio de Janeiro teremos ainda importantes desafios! Estamos intervindo diretamente em mais de 20 eleições nesse final de período, entre DCEs, Centros Acadêmicos e Grêmios do estado do Rio. As entidades estudantis têm uma enorme importância, sejam gerais ou de base. Servem para organizar as lutas e reivindicações dos estudantes, promover atividades culturais, participar de instâncias representativas do curso/escola, representar os alunos em fóruns estaduais e nacionais, como as assembléias da ANEL, e várias outras funções importantes.
Entre as eleições que a ANEL-RJ está intervindo, uma das mais importantes é do DCE da Rural. A última gestão, que fazia parte da ANEL, reconstruiu o DCE, organizando diversas atividades, oficinas, debates, e o mais importante: fortalecendo a luta por uma universidade pública e de qualidade, coisa que com a implementação do REUNI tem sido difícil de garantir... Os ataques do governo são cada vez maiores, e a expansão sem aumento significativo de verbas tem gerado vários problemas, como a lotação dos alojamentos que já não suportam a demanda. Os estudantes lutaram por reformas estruturais, melhorias no transporte, um campus novo para a galera de Nova Iguaçu, mais vagas no alojamento e ampliação da assistência estudantil, solução da falta de professores e um grande etc... Algumas vitórias foram possíveis, mas a luta segue sendo grande! Recentemente, o DCE organizou a mesma campanha feita pelo DCE da UFRJ: “Da Rural que temos à Rural que queremos!”, que deu nome à chapa. A eleição é chapa única, o que demonstra o enorme enfraquecimento da UNE na universidade, que antes dirigia o DCE já com muito desgaste e agora, sequer tem forças pra organizar uma chapa! Convidamos todos os estudantes livres a se somarem em nossa campanha, ajudando a passar nas salas e panfletar nossos materiais, e juntos construirmos nessa eleição “A Rural que Queremos!”, ganhando mais um DCE pra construção da ANEL.
Além dessa eleição, na UFRJ cinco importantes Centros Acadêmicos estão em processo eleitoral, e a ANEL está participando de todos! São os CAs de Serviço Social (já antigo construtor da ANEL, que rompeu com a UNE em 2005), de História, de Direito, de Pedagogia e de Administração. Na UERJ, mais uma série de eleições de CAs que a ANEL está participando, como de Filosofia, Direito, Serviço Social, História, Geografia, Educação Física... Na UFF, as eleições do CA de Letras, de Direito e do DA de Serviço Social serão muito importantes nesse fim de ano.
Entre os secundaristas, o bicho tá pegando no CPII! O governo está tentando aprovar um Projeto de Lei que precariza bastante o tradicional colégio Pedro II. Pretendem incluir cursos superiores e abrir espaço pra iniciativa privada. Nesse sentido, as eleições no CPII Tijuca e Centro servirão pra fortalecer essa luta. Além disso, o tradicional grêmio da Escola Técnica Ferreira Vianna está em eleição também, além do CAp UERJ. A galera do GT Secundarista da ANEL-RJ está intervindo nessas e em outras eleições.
A ANEL está pautando em todas as chapas que participa a realização da Jornada da Unidade, com intervenção nos dias de combate às opressões, no boicote ao ENADE e na organização de grandes calouradas unificadas. Esse calendário de lutas foi aprovado no Seminário de Uberlândia, que contou com a participação de quase 500 estudantes, organizados na ANEL e na esquerda da UNE. Além disso, pautaremos com muito peso a participação dos estudantes e suas entidades no I Congresso da ANEL! Será um momento importantíssimo de já apresentar ao conjunto dos estudantes o Congresso, organizar os debates e a tiragem de delegados e ano que vem, partir pra Salvador e fortalecer ainda mais o movimento estudantil livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário